quarta-feira, julho 14, 2010

Carta (pessoal) a José Sócrates, 1º ministro

Exmo. Senhor Primeiro Ministro,
Quis V.Excia. dar-se ao incómodo de fazer um comentário neste meu modesto cantinho.
Reproduzo:
_____________________________________
José Sócrates disse...
Tem a sua piada, mas era giro explicar quem é que gere os fundos do FEDER... Ah! Pera, é o governo!!! Hmmmmmmmm... comunas! :s
14/7/10 16:20

______________________________________

Eu nem queria acreditar. Pensei, às primeiras impressões, que fosse algum dos fiéis de V.Excia. da conhecida família dos anónimos que me visitam às vezes… mas não. Clicando sobre o nome de V.Excia. fui ter ao site por que V.Excia. é responsável-mor, e não caibo em mim de surpresa.
Já surpresa não é a dúvida que V.Excia. exprime, porque nestas coisas – de resto, como em quase tudo – V.Excia. já não pode surpreender ninguém. Por isso, embora sem grandes esperanças (mas porque é giro!, e porque poderá servir a alguém sinceramente interessado em saber) explico a V.Excia. que o FEDER foi instituído em 1975 com o objectivo de financiar a ajuda estrutural, através de programas de desenvolvimento regional orientados para as regiões menos desenvolvidas e que, por isso, a candidatura do Fluviário de Mora foi aceite e concretizada, no quadro de um programa operacional Por Alentejo.
A pergunta sobre quem gere os fundos é, perdoe-me V.Excia., parva uma vez que, estando nós num País (ainda) soberano, só pode ser ou o executivo, o Governo, ou quem ele descentralize (e muito mais o deveria fazer, permita-me a opinião), ou quem ele delegue, evidentemente no quadro institucional.
O que incomodou V.Excia. (deve ter pouco que o incomode…) foi a referência, na placa que fotografei, ao financiamento do projecto, o que é bem diferente de gerir. Como V.Excia. deve saber, esses programas do FEDER têm de ser comparticipados, a União Europeia financiou com 2,8 milhões de euros e a Câmara Municipal de Mora com 4,3 milhões, enquanto o Governo não comparticipou com um cêntimo.
A reacção de V.Excia. afigura-se-me de muita dor na articulação no braço, o que digo eu à minha responsabilidade...
Como V.Excia. – ou os colaboradores de V. Excia. – podem comprovar, a Câmara de Mora tem a enorme elegância de não referir estes pormenores (e outros, como o da inauguração) nos documentos e nas apresentações que faz da sua tão meritória e excelente obra.
E, já que escrevo sobre elegância (e bom gosto), o comentário de V.Excia. dela está bem carecido, ou tão-só de educação e respeito, e gostaria de dizer a V.Excia. que, dispensando e até repudiando vagidos em forma escrita de hmmmmm, tenho muita honra em ser “comuna”, como escreve, que essa honra se renova e reforça em muitas circunstâncias como na recentíssima visita ao Fluviário, cuja existência justificaria orgulho partilhado por um primeiro ministro que o soubesse ser, independentemente da autarquia ter ou não maioria do seu partido político.

11 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Que admirável resposta!!!!!
Não digo mais nada porque a carta diz tudo..

Um beijo

samuel disse...

Olha que grande (e divertida) pachorra que agora tiveste para este anónimo que resolveu colocar no comentário o link da página web do PS... como poderia ter feito com qualquer outra...

Abraço.

Pata Negra disse...

Ah tu escreves-te com gente desta!? Não escrevo mais!
Um abraço farto deles, mais do que pelos actos, pelo cheiro

Carlos Vale disse...

Do indivíduo em questão espera-se tudo. Será possível ele descer mais baixo? Por impossível que pareça, cá para mim, acho que sim.
Rasteiro. Muito rasteirinho.
Abraço
Carlos Vale

Sérgio Ribeiro disse...

Para que não haja qualquer dúvida, tenho a certeza Sócrates-lui-même não escreveu o comentário... mas alguém o escreveu em nome dele e o enviou, linkado ao site do PS!
Por isso, teve a resposta em nome do dito cujo.

Abraços amigos

GR disse...

Cheguei agora de uma reunião e...o Socas comentou?????????
Nunca mais vou a nenhuma reunião, o que tenho perdido!
O Socas????????
Bem feita! levou com uma Magnífica resposta nas trombas.
Ele deve estar todo vaidoso. Ninguém lhe liga e logo o Sr. Dr. Sérgio Ribeiro, Resistente, Comunista, escritor e professor envia-lhe uma carta!

Bjs,

GR

Anónimo disse...

O Socas é uma besta quadrada.

Antonio Lains Galamba disse...

toma lá que é para almoçares... ahahahaah
abraço

José Sócrates disse...

Será que eu também sou o José Sócrates?

Sérgio Ribeiro disse...

Eu sou o Sérgio Ribeiro!

E tu... romeiro, romeiro, quem és tu? Não sabes se és José Sócrates ou não? Vai ao médico!

Maria disse...

Tens de escrever mais cartas... desculpa lá...

Beijos.