quarta-feira, junho 23, 2010

Nos 60 anos do julgamento de Álvaro Cunhal na Boa-Hora






Durante umas horas, nelas se incluíndo o trabalho militante de arranjo e preparação para a iniciativa, aquele edifício-símbolo da repressão fascista foi um espaço político-cultural (repleto!) de enorme significado. De memória e de presente. De luta!

Obrigado, Álvaro. O que nos disseste ontem-2 de Maio de 1950 foi tão justo e tão certeiro como o que nos disseste ontem-22 de Junho de 2010, na leitura dos que então tão longe ainda estavam de ter nascido.


E os momentos culturais foram tão belos e estimulantes!
Obrigado , obrigada, foi a palavra mais dita e mais sentida entre nós. Por sermos o que somos. E aos outros/as o devermos.

8 comentários:

samuel disse...

Bela iniciativa!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

E eu acompanho todos os obrigadas que lá se ouviram.

OBRIGADA ÁLVARO.

Um beijo, camarada Sérgio.

Anónimo disse...

Também me emocionei. E a denúncia feita por Álvaro Cunhal da situação que se vivia em pleno facismo, pelos menos em alguns aspectos (social, económico) não tenderá a ser comparavel com os PEC actuais? Gostaria que comentasses esta interrogação.
Um abraço camarada.
Artur Ricardo

Artur Ricardo disse...

Subscrevi o texto anterior. Não quero ser anónimo.
Artur Ricardo

Sérgio Ribeiro disse...

Samuel - Foi, sim senhor! Como outras o estão a ser, cada uma com o seu lugar e papel... que é o nosso. A esta fui mesmo!, nem sei bem como... mas fui mesmo, ali áquele sítio onde não há 60 mas há 46 também tive o meu minúsculo papel a desempenhar.
Graciete - Obrigado, Graciete!
Artur Ricardo - não estavas anónimo! Tive pena de só te ter acenado um abraço de longe. E tinha de regressar ao Zambujal, numa viagem a horários de expresso. Quanto à intervenção do Álvaro em 2 de Maio de 1950 há muito - quase tudo - que se ajusta a Junho de 2010.Não vivemos em fascismo mas vivemos, evidentemente, em capitalismo e numa relação de forças que é muito negativa, depois das oscilações que a História conhece. Muito do ali lido por aqueles que estavam longe de nascer em 2 de Maio de 1950 poderia servir, tal-e-qual, para os PECs!

Grandes abraços

Fernando Samuel disse...

OBRIGADO!

Um abraço.

Antuã disse...

Vais ao nosso lado, álvaro.

Justine disse...

Reconheço-te, nesta iniciativa:)))