sábado, julho 24, 2010

Alerta amarelo a atirar para o rubro!

É com proveito que leio os artigos de Paul Krugman (PK) no i. Embora Visto de fora seja assim uma espécie de o mundo segundo os USA (e os que abUSAm), PK tem... substracto (ou substrato?) e a sua escrita é fácil e agradável de ler.

No de ontem, A ilusão dos gurus, no seu horizonte a partir do qual o resto é paisagem, PK insiste na tecla de que o desemprego é a questão central, considerando que Obama não resiste ao desemprego e que alguma coisa tem de fazer. E urgentemente. Na economia, tal como ele a entende, e a meu ver (mas quem sou eu?...) bem, com tudo a passar pelas pessoas que «reagem ao que se passa nas suas próprias vidas e nas das pessoas que conhecem». Apesar de se denunciar mais preocupado com as pessoas como eleitores que como... pessoas.

O facto (ou fato?) é que adiante escreve, a jeito de conselho, «A melhor estratégia de Obama nesta fase é colmatar o "fosso de entusiamo", tomando posições fortes...»

Ora aí é que a minha preocupação cresce com alerta amarelo a atirar para o rubro. Porque a informação nos é dada diz que a sra. Clinton anda em digressão por países pelos extremos-orientes, depois de ter estado no Afeganistão. E andará a sra. Hillary a tratar de posições fortes, particularmente em relação à Coreia do Norte, com o começo de manobras conjuntas com EUA-Coreia do Sul para responder a provocações da Coreia do Norte.
Esta interpretação de provocações parece colocada em pino, isto é, com as mãos no chão e os pés no ar, e usa o pretexto de torpedo disparado em Março por um submarino que estará provado não ser dos "vizinhos do norte" mas de quem andava nas suas águas ou proximidades. Sempre em manobras...
Amanhã começa qualquer coisa de muito grave, numa situação já de si grave, com o início dessas manobras EUA-Coreia do Sul e correspondente escalada...
.
E convinha lembrar, para não se consentir no permanente torpedear da História, que as duas Coreias existem para evitar que pudesse ter havido apenas uma, na estratégia saloia (digamos... espertalhona) "de cortar a cauda da lagartixa", como por tanto lado se usou e usa (em Portugal, a linha de separação e corte foi ali por Rio Maior há 35 verões), e de que se pode lembrar o Vietnam como tentativa falhada.
Há todas as razões para se estar preocupado.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

As viagens da Srª Clinton são de facto preocupantes. E o Sr Obama, o Salvador,já deve ter-lhe dado as respectivas insruções.
O nosso mundo é governado por canalhas, mas o que torna tão conformada a Maioria Sofredora?

Um beijo.

samuel disse...

Tudo será feito para evitar qualquer entendimento entre a Coreia do Norte e a do Sul.
Não será pacificamente que os EUA perderão aquela gigantesca "base militar" no local como aquele...

Abraço.

Maria disse...

Acabando mesmo de ouvir notícias, partilho das tuas preocupações.
A História não se repete (ou repete-se?) mas são sempre os mesmos...

Beijo.

José Rodrigues disse...

Fidel Castro numa das suas reflexões sobre as manobras Coreia Sul/EUA,desmonta as intenções USA e CIª,termina dizendo mais ou menos, oxalá eu esteja enganado.O bombardemento mediático é medonho.Perante isto que fazer?É preciso avisar toda a gente!

Abraço