sexta-feira, julho 09, 2010

Interessante!

Faz parte das leituras actualizadoras, a página Cem por Cento, de Nicolau Santos, no caderno Economia do Expresso.
Neste último número surpreendeu-me pela evidente tomada de posição. Diria que o caso PT/Telefónica-BES-golden share o irritou. Além deste título do artigo central – O Estado fez muito bem! –, publica uma “caixa” que merecerá ser lida:
«O papel do Estado na economia
O caso PT/Telefónica coloca em cima da mesa a questão central do papel do Estado na economia, que muitos querem reduzir à função assistencialista dos pobres e desvalidos do progresso. Viu-se na recente crise que, se não fosse o Estado (i.e. o dinheiro dos contribuintes), inúmeros bancos privados se teriam afundado sem remissão. Que depois disso os mercados façam pagar a esses mesmos Estados (i.e. aos cidadãos), com língua de palmo, os apoios à banca e à economia, é de uma revoltante hipocrisia. Como ficou provadíssimo, os mercados são muito imperfeitos e as empresas estão muito longe de se autorregular. O Estado deve, por isso, ser um regulador forte e impiedoso, controlar sem medo nem hesitações algumas empresas e áreas de actividades que considera estratégicas para o país. De outro modo, será o poder do dinheiro e dos mais fortes a mandar em tudo e todos. Ora, esse poder só tem um interesse: o seu. E uma divisa: privatizar lucros, socializar prejuízos. E isso é intolerável.»
.
Interessante!
Claro que, quanto a nós, falta dizer muita coisa, como a referência a uma Constituição que ainda vigora com um Sector Empresarial do Estado, ao processo privatizador que vem de trás (de 1976) e é insaciável na sua gula (para o que tem contado com tantos apoios e aplausos...), que há que inverter este rumo, que há que renacionalizar o que foi privatizado contra o interesse do Estado (isto é, das gentes)… e mais coisas que vamos dizendo!
Confesso é a curiosidade em ler o Cem por Cem do próximo sábado.

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Também fiquei admirada com o que esse senhor escreveu não tanto por ele que não conheço, mas pelo jornal que já conheci. Veremos o que o Jornal nos trará a seguir.
Acabei por ir à Manifestação. Foi óptima.

Um beijo.

samuel disse...

De vez enquando, toda a gente gosta de dizer, ou escrever, uma coisa que sabe estar certa.
O diabo é depois "viver" em conformidade... :-)

Abraço.

Maria Fernanda Simões disse...

Também costumo ouvi-lo de manhã na antena 1 e também me surpreendo, mas são tão evidentes os atropelos à Constituição e os ataques a tudo o que é público que de vez em quando lá assumem o que está certo.

Antuã disse...

Não confio em nenhum dos comentadores instalados.