terça-feira, julho 19, 2011

Duas coisinhas no intervalo

  • 1.- Como é que é possível, em Prós e Contras, numa discussão como a que estou a "ouver", ouvir umas coisas (que acho eu...) certas, outras (que acho e...) certíssimas, coisas da boca de um fulano que (acho eu...) não deve "ser bom da cabeça", e ao lado ele um outro com um discurso bem organizado e ensaiado (num tubo do dito?) mas que fala de outros que não pensam como ele como pessoas simplistas e pouco inteligentes (com toda a delicadeza, claro...), e está sectariamente obcecado pelo federalismo
  • e - tirando um que, âs vezes, anda lá perto mas não se atreve - ninguém tocar, nem com uma flor, nas relações sociais de produção, na exploração dos trabalhadores, na mais-valia e suas formas derivadas em lucro, rendas e juros, em especulação, numa palavra em funcionamento do capitalismo (perdão, em 3 palavras)?
  • 2. Dado ter perdido qualquer esperança de "ouver" um vislumbre de abordagem desta temática tão séria de forma aberta, fora do garrote do sistema, (nunca tive muita, vistos os interlocutores, apesar da vontade, e utilidade, de conversar com dois deles - João Ferreira do Amaral e Ricardo Pais Mamede, e com eles aprender... mos), vou ler O Militante ou reler um qualquer trecho do Marx! 

4 comentários:

Maria disse...

Não estou a ouv(e)r. Hoje não tenho paciência para os aguentar...

Um beijo.

Ricardo O. disse...

E depois de «ouveres» o prós e contras de hoje, com os pre-conceitos que pretendem determinar a economia fora das relações sociais de produção, ler o militante ou um outro texto marxista tornar-se-á, concerteza, ainda mais enriquecedor.
Eu reconheço a minha fraqueza - impanciência de ouvir e melhor preparar-me para a crítica e o confronto, que também passa por eestes pró e contras, mesmo que muitas vezes seja prós e prós...

GR disse...

Deixei de ouvir os Prós e Prós, prefiro ler o Avante, Militante ou o anónimo séc. xxi, aprendo mais e enervo-me menos.

Este fim-de-semana quase que fomos vizinhos, mas foste mais para sul.

BJS,

GR

Graciete Rietsch disse...

Não consigo "ouver"os Prós e Contras.Claro que temos que "ouver" de todos os lados, mas eu não consigo. Já ando suficientemente cansada e triste com as memtiras que nos querem meter na cabeça,para voluntariamente ir procurá-las.
É um defeito, mas não os aguento, tanto mais que quando aparece algum comentário digno eu acabo por ter acesso a ele.
É a preguiça a que julgo já ter algum direito.

Um beijo.

Um beijo.