segunda-feira, julho 11, 2011

A propósito da "Grande Depressão"

Com todas as reservas e o desacodo que nos merecem Georges Soros, "o campeão da especulação", o homem, às vezes, escreve coisas que revelam uma grande lucidez, ainda que logo depois colocada ao mau serviço, procurado compensar com actividade  espectacularmente filantrópica ou de intervenção - por engano... - de apoio e  financiamento políticos de boas causas.
Mas, por exemplo, apetece transcrever, de A Crise do Capitalismo Global, Temas e debates, 1999:

«O modo como o sistema capitalista global se exprimiu no século XIX, apesar da sua relativa estabilidade, foi destruído pela Primeira Guerra Mundial. Após o fim da guerra, houve uma débil tentativa para o reconstituir, que teve um mau final no crash de 1929 e na subsequente Grande Depressão. Não será, portanto, ainda mais provável que também a versão actual do sistema capitalista global tenha um final infeliz, uma vez que os elementos de estabilidade que estavam presentes no século XIX se encontram agora ausentes?»

Não deve assim ser contada a História, mas a pergunta final do parágrafo tem todo o cabimento... em 1998, data em que foi feita, e muito mais ainda hoje!
Sobre os "elementos de estabilidade", falarei depois e noutros lugares.


1 comentário:

GR disse...

Se analisarmos estas crises são cíclicas, porém, não sei se é justo dizer, cada vez é pior, abrangem mais países.
Será que o capitalismo está a ser destruído, por si próprio?

Bjs,

GR