sexta-feira, julho 29, 2011

Mais um passo em falso?

Não! Mais um passo obediente, servil, pusilânime, pisando e esmagando, a caminho do abismo para que o imperialismo empurra a humanidade.

Nota do Secretariado do Comité Central do PCP
Sobre a decisão do Governo português
de reconhecimento
do “Conselho Nacional de Transição da Líbia”
Quinta 28 de Julho de 2011

A anunciada decisão do Governo português de reconhecer o auto-proclamado “Conselho Nacional de Transição da Líbia” como a autoridade governativa legítima desse País é mais uma grave decisão que viola a Constituição da República Portuguesa, a Carta das Nações Unidas e a própria Resolução 1973 do Conselho de Segurança da ONU aprovada pelo governo português - que já de si constitui uma violação da sua Carta fundadora.

Tal postura do Governo português, bem como o momento do seu anúncio, evidencia a total subordinação da política externa portuguesa aos interesses, estratégia e calendário das principais potências imperialistas, com destaque para os Estados Unidos da América, a Grã-Bretanha e a França.

Ao invés de apoiar e promover, como é sua obrigação constitucional, iniciativas visando o fim imediato da criminosa agressão militar da NATO contra o povo líbio, o Governo português opta por aprofundar a linha de aberta ingerência nos assuntos internos daquele país.

A decisão de promover e reconhecer grupos cuja sustentação resulta dos apoios externos que lhe são concedidos para alimentar a agressão militar contra o seu próprio país, é profundamente contrária aos interesses nacionais e representa um adicional e perigoso factor de ameaça à paz regional e mundial.

O PCP reitera a sua condenação da agressão militar à Líbia e apela ao povo português para que exija o fim imediato dos bombardeamentos e da agressão externa, a solução pacífica do conflito, o respeito pelos direitos do povo líbio, da sua soberania e da independência e integridade territorial deste País.

7 comentários:

samuel disse...

É uma verticalidade do tipo Ilhas Marshall... quando se vota o fim do bloqueio a Cuba.
Grande governo!

Abraço.

Pata Negra disse...

Um princípio que fez tanto pela paz, que fez tantos povos vencerem os seus próprios problemas, que obrigou tantos grandes a experimentarem as suas armas em casa... e agora... tudo mudou... o Atlântico Norte, é Mediterrânico, Índico e, ironia, pacífico - chamava-se, recordemos, O Princípio da Não Ingerência nos Assuntos Internos. O princípio acabou, a Líbia é o fim?? Não! Eles ainda agora começaram.
Um abraço porque nós estamos sempre a começar

Sérgio Ribeiro disse...

Ora aí está!
Obrigado pelos vossos comentários.

Abraços

Graciete Rietsch disse...

O governo português faz um apelo à não ocupação da Líbia pelos seus residentes, porque os libertadores são os assassinos que matam o Povo com as suas bombas e bombardeiros não tripulados.
Quando terão estes assassinos o seu castigo?

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

O governo Passos/Portas fez exactamente o que faria, se não se tivesse ido embora, o governo PS/Sócrates...

Um abraço.

GR disse...

Acredito que a Líbia ainda irá surpreender o Ocidente.

Bjs,

GR

J Eduardo Brissos disse...

Entretanto os ditos libertadores já começaram a libertar-se uns dos outros.

http://www.guardian.co.uk/world/2011/jul/30/libya-general-younis-islamists-blamed