domingo, julho 24, 2011

"Diário Liberdade - portal anticapitalista da Galiza e os países lusófonos"





Domingo, 24 Julho 2011
Galiza - Comunicaçom


Nas próximas horas, o Diário Liberdade começa cobertura informativa especial do Dia da Pátria Galega
Diário Liberdade - Cada ano, o 25 de Julho marca o encontro do povo galego com as suas reivindicaçons nacionais, quase sempre enfrentadas à violência policial espanhola...

1 comentário:

Carlos Gomes disse...

Portugal é considerado um Estado-nação uma vez que o seu território corresponde a uma população e a um governo cuja composição é praticamente homogénea do ponto de vista cultural e étnica, resultando desse facto uma coesão nacional que não se verifica nos países formados a partir da união de povos e nações distintas. Contudo, a Galiza e o povo galego possuem as mesmas raízes culturais e étnicas, partilham o mesmo idioma e constituem com os portugueses a mesma nação, ainda que a História não tivésse possibilitado a sua reunião num único país. De origens remotas, a antiga Galaécia estendia-se até às margens do rio Douro. A Língua portuguesa floresce nessas terras com o cancioneiro galaico-minhoto cujas influências deve em parte ao cancioneiro provençal e às peregrinações a Santiago de Compostela. É dos reinos visigodos estabelecidos no noroeste peninsular que originou a nobreza qe encetou a Reconquista Cristã e criou os novos reinos de onde se originou Portugal. Até Luís de Camões, o bardo que celebrou a epopeia portuguesa, possuía as suas raízes na Galiza.
A partir do século XIX e com o Romantismo, na Galiza denominado por Rexurdimento, apareceu na Galiza uma plêiade de escritores como Castelao e Rosalía de Castro que contribuíram de forma notável para a recuperação da identidade do povo galego e a consciência da sua identidade com o povo português. Não é em vão porque o ideário reintegracionista galego criou a ideia da Portugaliza!