quarta-feira, julho 06, 2011

"golden share" a "golden share", passos a passos, golpe a golpe

Que quer dizer “golden share”?

É assim que, em jargão economês, se chama um conjunto de acções detido pelo Estado numa empresa que foi objecto de privatização total ou parcial a que são atribuídos direitos particulares e disposições estatutárias específicas, no respeitante a decisões empresariais de carácter estratégico, como fusões, aquisições, vendas, participações ou alterações dos estatutos.
As "golden shares" são uma forma de preservar capacidade de intervenção do Estado nas decisões da empresa privatizada, de maneira a assegurar o interesse nacional, tal como definido constitucionalmente.

Ao decidir o fim das “golden shares”, o Conselho de Ministros, obedientemente a Bruxelas, Frankfurt, Washington, concretiza mais um dos golpes de Estado em que está empenhado, em conivência com o Presidente da República, contra a Constituição que juraram.

E não é para "desempenhar" - isto é, desendividar - Portugal e os portugueses, é para os tornar mais dependentes do capital financeiro.

3 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Mais um trunfo, a nosso favor, que perdemos.

Um beijo.

Ricardo O. disse...

Em dia em que as notícias passam pelo corte do Rating da República, para lixo, e pelo fim das golden share, vale a pena lembrar que o valor é o tempo de trabalho socialmente necessário para produzir a meradoria, tal como, a força concreta dispendida nessa produção.

As coisas não ganham ou perdem valor porque o Estado deixou de possuir acções com direitos especiais ou porque uma determinada empresa financeira, dita agência de rating decidiu, qual Professor Marcelo, atribuir uma detemrinada classificação a uma país ou uma empresa. Tal como o «valor» do capital de uma empresa não aumenta ou diminui porque uma outra empresa financeira deu ordem de compra ou venda de títulos que representam esse capital.

Sérgio Ribeiro disse...

Graciete - Tens razão na perspectiva (deles) da economia da jogatana, de casino.

Ricardo O. - É isso tudo. Mas há que o dizer! E quem o está a dizer?

Beijo e abraço