terça-feira, julho 12, 2011

No final de um dia "em cheio"... duas coisinhas...

  • 1- Vítor Gaspar:
«É "prematuro" pedir melhores condições nos empréstimos a Portugal»
(DE)




(mas acha que deve pedir-se alguma coisa?!)
  • 2- «(...) Quem manda neste mundo da globalização neoliberal são as agências de rating privadas (e americanas) e os "mercados", com a agravante de que estes, quando reagem, dizem os especialistas nestas coisas, é porque estão "nervosos" ou "ansiosos". (...)»
(António Avelãs Nunes, As voltas que o mundo dá..., edições avante!, Agosto de 2010)

8 comentários:

Pata Negra disse...

duas coisonas:
1- dirá portanto aos credores: "eh pá!emprestem-nos dinheiro nas piores condições!"
2- Xanax em força para os mercados!
Um abraço cá por coisas

Ricardo O. disse...

Esta história dos mercados tem uns «episódios» curiosos que me foram apresentados por uma professora, companheira das lutas associativas e também amiga.

Não será necessário demonstrar que o objectivo dos especuladores financeiros é obter mais-valias monetárias com a compra e venda de títulos financeiros, dos quais uma pequena «minoria» são as famosas acções...

Diz a teoria económica dominante que a valorização destes títulos corresponderá à expectativa de «valor» ou rendibilidade que as mesmas representam. Dito de outra forma, a parte do lucro que lhes cabe, na percentagem de capital que representam.

No entanto, através observação dos comportamentos dos especuladores concluimos que estes imitam-se. Se tu compras, também eu comprarei. Se tu vendes também eu venderei. E mais, afinal estou a borrifar-me para a percepção que tenho da rendibilidade que obtenho da parte do capital da empresa que adquiri.

Isto dirá alguma coisa sobre as notícias, os espantos e as revoltas de trazer por casa sobre as agências de rating (ah, e americanas...).

É que como o Avelâs diz, são estes interesses que nos governam. Sim ,estes interesses que são gerados e geram o sistema capitalista, na sua fase actual.

Abraço!

Ricardo O. disse...

Ups! O Avelãs que me perdoe...

samuel disse...

Pelo que vi há poucos minutos num noriciaério da TVI24... o homem tem vocação para "comediante"...

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Mercado e especulação dominam-nos.
É preciso, é urgente, que nos libertemos.

Um beijo.

Justine disse...

Prematuro deve ser ele!!!!

Carlos Duarte Magalhães disse...

Vi um pouco do debate de domingo à noite na SIC noticias entre o Octávio Teixeira e o (i)responsável presidente de uma escola que forma(ta) economistas, o tal Duque, vindo-me à lembrança, o comum discurso fracturante, simplista, cego e irresponsavelmente parcial, de um tal Catroga que ouvi numas aulas na FEP.
Vão mais de cinco anos, apostava com os meus colegas sobre os termos que ele iria usar na expositiva ladainha (porque conhecia ao que andam) socorrendo-se sempre da cassete da obediência ao amo e das inevitabilidades!
É sintomático e ruinoso, que as universidades estejam prenhas de papagaios e de tecnocratas (talibans) que em vez de estimularem o pensamento, a crítica e o estudo para o verso e o reverso dos problemas, insistam e imponham "mentiras sistemáticas" e falsas evidências. Respostas para os problemas nicles.
Bem podem colocá-los em pedestais injustificados e condecorá-los de atributos. Bem podem defendê-los pondo-os a falar sozinhos, ou em canais fechados e a horas impróprias.
Esta gente sobrevive porque tem o escudo protector do jornalismo (tv e jornais) filtrado e andrajoso.
Os mandantes são os mesmos e os objectivos comuns: destruir as politicas públicas e a administração do Estado, fazer emgrossar os lucros dos seus mandantes e restringir os direitos à saúde, à educação e à cultura.

Anónimo disse...

Tão novinhos e já tão sabidos!!!
A economia rende assim, para tanta especulação?
Vamos sofrer, vamos. Não buscam o dinheiro onde ele ESTÁ mas onde ele (mal)se vê.
Continuo a pensar "numa subversão de valores", imposta por todos os mecanismos possíveis.
Abç da bettips