terça-feira, julho 19, 2011

Que dizer?

A caminho de Beja. Para ir "explicar", a partir da minha (de)formação, o que se está a passar. Em Portugal e no mundo.
Tarefa... complicada. E apaixonante.
As pessoas, os amigos e os camaradas, querem saber como se sai disto. Mas eu não tenho no meu bornal respostas. e, sem falsas modéstias, vou muito mais para aprender que para ensinar. Como foi ontem e anteontem, algures, por aqui e por ali.
Sei, de antemão, que vou desiludir. Mas não sinto qualquer culpa. Uma das coisas contra as quais penso que todos devemos lutar é contra as ilusões. Pelo que começar por desiludir... é bom.
A "crise" é do capitalismo. E não tem saída em capitalismo.
Temos de lutar para que menos sofram os que mais sofrem sempre, e mobilizar para a luta política, para a tomada de consciência, para se tomar partido. Para que se dê menos importância ao tempo (quando?) e muito mais importância ao futuro (como?), mesmo que convictos que ele será nosso ainda que sem nós. Mas porque nós para ele contribuimos. 

Mas, como é evidente, vou falar de economia, de produção, de défices, de dívida, de agências de rating, de renegociação, de periferia e solidaridade. Naquela perspectiva. De luta de classes e não entre países. Na perspectiva que é a minha, a nossa-

7 comentários:

samuel disse...

Em Beja? Boa!!!
Aproveita... agora que já lá chegou, finalmente, a democracia... :-)))

Abraço.

Carlos Gomes disse...

"O eurodeputado do PSD, Paulo Rangel, diz que “o cenário de guerra na Europa” não está posto de lado. Desintegração europeia é uma questão de meses." - in Público e Diário Económico.
- A não ser que não seja uma pessoa digna de crédito...

Pintassilgo disse...

Candidato da CDU às últimas legislativas pela Guarda foi demitido de Director Pedagógico do Conservatório da mesma cidade. O patrão é a Misericórdia.

Maria disse...

A tomada de consciência é uma questão essencial...

Um beijo.

Graciete Rietsch disse...

O Futuro é nosso mesmo que não para nós porque será construído por pessoas, entre as quais estás tu, que sempre lutaram por um mundo mais justo e muito diferente com coragem ,convicção e conhecimentos.

Um beijo.

GR disse...

“Temos de lutar para que menos sofram os que mais sofrem sempre…”

Hoje (quase) todos sofrem! sobretudo aqueles que lutam para mudar esta política que nos vai destruindo o futuro.

«Pintassilgo disse...
Candidato da CDU às últimas legislativas pela Guarda foi demitido de Director Pedagógico do Conservatório da mesma cidade. O patrão é a Misericórdia.»

Como é possível, destruírem o futuro de um jovem com grande competência, pelo facto de ter sido candidato da CDU?
Temos de Lutar com todas as forças, seguiremos os teus passos, ouviremos as tuas palavras, os teus conselhos, o teu saber camarada Sérgio.
(Temos de marcar um Debate, nós aqui também muito necessitamos)

Gd BJ,

GR

Justine disse...

Ora aí está uma excelente resposta: a crise é do capitalismo, e não tem saída em capitalismo! É isso mesmo!