sexta-feira, novembro 19, 2010

Ainda a entrevista

Antes de apagar a luz, ainda queria dizer duas coisas sobre a entrevista que Jerónimo de Sousa (conce)deu à D. Judite de Sousa.
É que é da mais básica boa educação e da mais rudimentar deontologia que o/a jornalista, ao fazer uma entrevista, seja o profissional que vai procurar que o entrevistado convidado explique o que pensa, diga o que acha sobre o que quer que seja que tenha a ver com a sua vida e actividade.
A D. Judite serviu-se, despudoradamente, da oportunidade de ter ali o secretário-geral do Partido Comunista Português para destilar o seu anti-comunismo primário, que não pode extravasar, e daquela maneira, para a sua obrigação profissional de entrevistadora.
Desempregados em Cuba, China, União Soviética e Pacto de Varsóvia, a inquirição/inquisição sobre a(s) moção(ões) de censura, a insistência na completamente falsa (como a D. Judite não desconhece) metodologia eleitoral das presidenciais tal como são no nosso País. Sobre a Greve Geral? Gata em telhado de zinco quente...
Um estendal de agressões (até no tom) e de ausência de respeito (pela profissão, pelo empregador, pelos telespectadores) absolutamente lamentável a que Jerónimo de Sousa resisitiu com um equilíbrio, uma contensão, uma paciência (revolucionária, não é, camarada?) notáveis. E com a Constituição(zinha) da República Portuguesa.
A D. Judite não merece nem o nome (cá por coisas...) nem a profissão que tem!

9 comentários:

Anónimo disse...

Foi um comportamento inadmíssivel, vergonhoso, indigno e desonesto.
A senhora dona levou o arsenal completo. O objectivo daquela espécie de "jornalista" era apenas ter tempo para o despejar no tempo que tinha, independentemente das respostas de Jerónimo de Sousa.
Que Paciência, que Educação e Serenidade ele teve!
Repararam como ela despresou a Constituição da República?
Já assisti a muitas entrevistas com objectivos iguais. Mas esta ultrapassou tudo o que se podia imaginar. Uma vergonha para o jornalismo.
Carlos Vale

Maria disse...

Completamente de acordo contigo.
Revi a entrevista à uma da manhã. Apetece-me dizer grande cabra.

Um beijo.

Pata Negra disse...

Ainda bem que não vi! Mas faço ideia!...
Abraços destes dias

Graciete Rietsch disse...

É verdade. Até no modo de falar foi agressiva. Mas o nosso camarada esteve perfeitamente à altura.Grande abraço, Jerónimo.

E para o anónimoxxi qye tão bem analisa as questões ,outro também, bem grande.

Anónimo disse...

Quem vai 'a chuva, molha-se.

Anónimo disse...

Com papa-açordas destes qualquer medíocre entrevistadora dá show e empalidece o amedrontado e aflito Secretário-geral do PCP.

Com Lenine a conversa seria outra...

Vladimir Ilitch Oulianov disse...

Pois, pois a entrevistadora é má, não teve pena do JS!
O Jerónimo estava um bocadinho aflito, falta-lhe bagagem!

Sérgio Ribeiro disse...

... e a pena que eu tenho de vocês, seus idiotas!

soutaria disse...

Numa coisa têm vocês razão, seus revoluciionários de trazer por cass: realmente, naquela entrevista que deu à RTCzar, o Lenine esteve muito melhor que o Jerónimo, mas nem todos podem ser VIO ou anónimos.