terça-feira, novembro 16, 2010

Greve Geral de 24.11 - 7



  1. Ir ou não ir para a rua? Esta é uma questão que se nos põe. Porque há quem confunda Greve Geral com uma manifestação de rua e, muito pior, há quem queira aproveitar a “folga” criada por um “dia anormal” para fazer coisas que fazem nos “dias normais” ou que só não se fazem por falta de tempo…

  2. No plano prático e concreto, “fazer compras”, ou uma ida ao cinema, ou marcar um passeio ou um pic-nic com amigos são um actos efectivamente contrários à greve. Mas fique muito claro que estou a pensar em voz alta e para “consumo interno”, pessoal, com eventual utilidade para conhecimento de outros que queiram reflectir sobre o significado de uma Greve Geral. Sim, porque é coisa que não se faz há 22 anos, e há 22 anos foi em condições bem diferentes. Não pode ser algo banalizável!

  3. Obviamente que há forças a quem interessa desvalorizar o dia “não normal”, torná-lo o menos “anormal” possível no que é e nas suas consequências. Os que querem fazer da Greve Geral uma manifestação de protesto, de massas mas não de rua, sem nada retirar nada à enorme importância dos piquetes de greve e ao seu apoio e reforço.

  4. No dia 24 de Novembro terá de ser dado um sinal muito sério, de luta contra as políticas que têm sido prosseguidas por estes governos PS-PSD-CDS. Terá de ser uma manifestação da força que têm os trabalhadores, os que produzem e consomem, não dos que exploram o trabalho dos outros e dos que especulam.

4 comentários:

Anónimo disse...

Greve Geral "é coisa que não se faz há 22 anos"???????????????

Então e as greves gerais de 10 de Dezembro de 2002 e de 30 de Maio de 2007?

Mas agora só há greve geral quando a UGT participa?

Maria disse...

Já cá faltava...
Eu vou para a Concentração em Lisboa, mas na véspera irei às compras (se necessário), e nem um café tomarei na pastelaria lá em baixo. É dia de greve e de não obrigar os outros a trabalhar.
Compras? ZERO!!!!!!
Almoçar ou jantar fora? NICLES!

Beijo.

Graciete Rietsch disse...

Eu também vou colaborar do mesmo modo.

Um beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Olá Maria - o que nos vale são os "revisores de provas"... se não fossem eles estávamos tramados!
No dia 23 vou abastecer-me de cervejolas...
Graciete - Se eu estiver perto do Porto, vou fazer-me teu convidado para "comer uma bucha" em tua casa; se vieres aqui por Fátima -uma promessa ou coisa parecida... para que a Greve corra bem! ((-: - não vás ao restaurante "dos pastorinhos" (ou outro) que aqui, a 6 quilómetros, alguma coisa se há-de arranjar...