domingo, novembro 28, 2010

Para domingo de manhã - aviso à navegação

Há uma questão que atravessa a blogosfera em geral, e cada blogueiro em particular: a questão dos comentários e do anonimato, sempre posta, pelos anónimos, de maneira falaciosa, avocando direitos (no que são pródigos), e assimilando anónimo a pseudónimo ou heterónimo.
Eu tenho uma opção pessoal: aceito comentários sem restrições, quero que este seja um espaço aberto, e tenho uma posição sobre o anonimato, com um distinção essencial do anónimo relativamente a qualquer identificação... que identifique (mesmo que sem nome próprio, BI ou CC, ou nº de contribuinte).
Pelo meu lado, mesmo quando uso pseudónimos ou heterónimos, digo quem está - eu! - por detrás dessa criação minha. Aceito que haja quem não o queira fazer, mas já me parece de exigir que o próprio não consinta que outros usem abusivamente essa sua identificação, servindo-se dela. Assim, aberta e sem restrições, a identificação perderia identidade. Pode o anónimo fazer isso? Um anónimo é sempre igual a um qualquer outro anónimo.
O anónimo do séc. xxi (que é o Sérgio Ribeiro) denunciará como intolerável abuso de quem quer que seja o uso dessa identificação para fazer blogs ou assinar comentários. Se já alguém a usou antes, prescindo dela ou acrescento-lhe qualquer coisa... como, por exemplo, SR (ou... ao Serviço da República!)
E, para acabar, se falamos de direitos, há um direito que os anónimos (todos iguais uns aos outros porque nada distingue um anónimo de outro anónimo) me dão, e que eu não quero usar, por razões que são minhas e de maneira de estar: fechar-lhes a porta.
Mas aviso (ou ameaço, se quiserem): não abusem!

Sem comentários: