quinta-feira, novembro 18, 2010

A manifestação de 20.11 - PAZ, sim! NATO, não! - entre o Marquês de Pombal e os Restauradores

Com militância no movimento pela Paz desde os idos anos 60, com uma actividade mais constante entre 1972, campanha pela paz e segurança europeias, e 1976, no âmbito da criação do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), acompanho com todo o interesse a campanha PAZ, sim!; NATO, não!. Assim, acabo de ler o que se transcreve de um debate na TSF e fico espantado com a manipulação da informação. Transcrevo na íntegra:

«Ana Silva, da Plataforma Anti-Guerra Anti-Nato, fez questão de dizer que as acções de protesto previstas para o final da semana têm objectivos pacíficos, seguindo os exemplos de Ghandi ou Luther King.
Esta quinta-feira, pelas 18:30 horas, em frente à estação de comboios do Rossio, «durante três minutos, todas as pessoas que se juntarem a esta forma de manifestação» vão simular um "bombardeamento num país qualquer ocupado" atirando-se para o chão, exemplificou.
Esta iniciativa, que não tem autorização do Governo Civil de Lisboa, visa chamar a atenção para os "danos colaterais na indústria da guerra" de uma forma "simples" e "simbólica", acrescentou.
Demarcando-se desta acção, os organizadores da campanha "Paz sim! Nato não!" apostam tudo na manifestação que têm marcada para sábado nos Restauradores.
Filipe Ferreira, um dos promotores, espera ver reunidas milhares de pessoas de todo o país e lamenta que se fale sobretudo dos grupos desordeiros que poderão sair à rua.
"Tem havido um ligar excessivo de casos de violência às pessoas que simplesmente querem usar o seu direito à manifestação, defender a paz e denunciar a Nato enquanto entidade agressiva", denunciou.
Filipe Ferreira não acredita que exista um risco elevado de infiltração de grupos violentos nestes protestos.»
---------------------------------------------
Ora, é preciso dizer algo mais. A campanha "Paz sim! Nato não!" (bem como a manifestação entre o Marquês de Pombal e os Restauradores)está claramente menorizada, subalternizada, como se fosse uma iniciativa quase individual, de que falou “um dos promotores”, não obstante os esforços deste para valorizar o que representa a campanha.
E importa acrescentar, pelo menos, duas coisas:

  • a campanha Paz sim! NATO não! foi criada em Janeiro de 2010, unindo (em 13 de Outubro) mais de 100 organizações de um diversificado e largo espectro - entre as quais se incluem movimentos que já de si representam o que de mais rico e abrangente existe em termos de unidade dos trabalhadores e do povo português na luta pelos seus direitos e também pela Paz -, e testemunha a abrangência e unidade que caracteriza a manifestação por si convocada para 20 de Novembro;
  • nesta campanha, e como sua organização central, está o CPPC, criado antes do 25 de Abril de 1974, que, tendo desenvolvido abertamente a sua actividade logo após o 25 de Abril, formalizou a sua constituição em 1976: representa a continuidade dos princípios que norteiam o movimento da Paz em Portugal desde os primeiros tempos da sua existência, no início da década de 50; enquanto movimento de opinião pública, o CPPC procura interpretar as aspirações dos portugueses empenhados na luta pela paz, pelo respeito dos direitos humanos e dos povos, pelo desenvolvimento e o desanuviamento, tem tido, ao longo dos anos, um papel primordial em importantes realizações nacionais e internacionais.

.

Nada é inocente!

.

E ouviram (ou leram) esta importante declaração sobre política externa do candidato Francisco Lopes à Presidência da República ?

6 comentários:

Fernando Samuel disse...

Não querias mais nada: os média dominntes não existem para divulgar a campanha Paz, sim, Nato não - pelo contrário, pelo contrário...

Um abraço.

Anónimo disse...

É por isso que a manifestação de sábado vai ser a manifestação dos burros atrás dos revisas.

Maria disse...

Tenho uma pontaria do caraças... mas fica 'ensanduichado'!
No sábado seremos muitos mil, de cabeça fria e coração quente, a gritar pela Avenida pela Paz!

Beijo.

Sérgio Ribeiro disse...

Um abraço, Fernando Samuel - ... pelo contrário! É para a esconder, dimimuir, sabotar e o mais que puderem...

... com a ajuda de uns cobardes que julgam insultar os outros colocando-lhes etiquetas já mais que gastas. Perguntam-me porque não apago coisas destas. Porque acho que é bom que se saiba que existe gente destas, e que, sintomaticamente, aparece e se manifesta quando a nossa força cresce. Pela luta contínua que tanto os incomoda.

Sérgio Ribeiro disse...

Viva Maria! E a Avenida... da Liberdade e da Paz!

Beijo

Graciete Rietsch disse...

Pela Paz, pelo Futuro liberto da exploração, pela a amizade, por um planeta belo, pelo respeito pela natureza ,por tudo onde não caiba a hipocrisia , a ganância e a maldade... estaremos no sábado numa grandiosa manifestação.
Não tememos o medo que nos querem impor. Iremos em frente porque a justiça está do nosso lado.
Até sábado.

Um beijo.