quinta-feira, novembro 25, 2010

Diário (anónimo do sec.xxi) de uma Greve Geral - 4

(conclusão deste pedaço de diário)
.
O balanço do dia de Greve Geral. De uma enorme Greve Geral. De um dia de luta.
Eu sei do que fui testemunha e dou testemunho. Foi um dia diferente! Com a luta levada onde tantas vezes ela parece estar ausente, não porque não esteja lá, objectivamente, mas porque, em dias como este, há que tomar posição sobre ela.
E digo, a partir do meu testemunho, pelo que vi e vivi, que foi um grande passo no caminho que está a ser feito. Num caminho de avanços e recuos. Este foi um passo. De enorme importância. Que é preciso firmar para que outros se sigam, travando e invertendo o rumo por que este sistema condenado e desesperado nos quer continuar a conduzir, mantendo a aparência da inevitabilidade.
Daquilo que ouvi, daquilo que junta todas as informações, resultam as versões contraditórias que seria de esperar.
Da informação do grande êxito, com a referência a 3 milhões de portugueses envolvidos na Greve Geral, o que ninguém pode desmentir!, ao quase caricato esconder desse facto com números em que se fala de oscilações entre 5% e 95% (oh! sra. ministra, vossa excelência não tem a noção do ridículo?!), a grandes patrões do privado a dizerem que, neste, não houve mais do que 4% de adesão à greve... com excepção dos sectores em que houve muito mais (nos portos, por exemplo)!!! Que objectividade!
E agora?
Agora há que combater, e com muita força, as posições - mesmo de muitos/as que aderiram e fizeram a greve - de que "isto nunca dá nada"! O que é que se esperava que desse? Estarmos, neste dia seguinte, a ver o governo emendar a mão, a corrigir algumas malfeitorias em que tem abundado, a não avançar com as que estão preparadas para começar o ano?
.
A luta não tem horário, nem se faz (só!) em dias de greve.
Mas os dias como o de ontem são muito importantes para os dias seguintes. Para os dias da luta que continua, sempre em condições que dia a dia mudam. E ontem houve coisas que mudaram. Não tenhamos dúvidas.

4 comentários:

Jorge Manuel Gomes disse...

Subscrevo!

Porque eu também lá estava!


Com um abraço desde Vila do Conde,

Jorge

Fernando Samuel disse...

Depois desta formidável Greve Geral «nada será como dantes», porque a luta vai continuar mais participada e mais forte.

Um abraço.

GR disse...

Eu vi-te nos Piquetes da GG, agora vou dar oportunidade a todos para te verem, também!

24 de Novembro de 2010
"ALGUMAS IMAGENS DA GREVE GERAL EM TORRES NOVAS"

http://pcp torresnovas.blogspot.com/2010/11/video-algumas-imagens-da-greve-geral-em.html

Depois vejam todo o site.

Gotei,
Bjs,

GR

Graciete Rietsch disse...

Nem a televisão conseguiu ocultar o êxito da Greve Geral. Muitas imagens falaram por si, apesar das palavras mal intencionadas que se iam ouvindo.
E a Luta continua.

Um beijo.