terça-feira, novembro 09, 2010

Cálculos à volta do conceito de democracia representativa

Se há coisas que "me tiram do sério" (ou que "me põem no sério"?) uma delas são aquelas generalizações do tipo "os políticos são todos iguais". Há quem assim pense de boa-fé, não vendo que assim estão a meter no mesmo saco responsáveis por (e servidores de) uma política e os que lutam contra essa política.
Trata-se de atacar a democracia (indignificando-a), não pelo que ela é mas pelo mau uso que alguns, a maioria dos escolhidos pelos eleitores, dela fazem no exercício dos seus mandatos; trata-se de atacar os "políticos" (desprestigiando a "classe"), que não são nem uma profissão nem uma classe, mas um estar em representação dos eleitores, do povo. Ainda ontem ouvi a peregrina defesa (ou bispa sentença... porque de alto dignatário da Igreja Católica) de que às abstenções em acto eleitoral deveriam corresponder lugares vazios nas instituições para que há eleições... Mas disso tratarei noutra altura.
Para agora, trato da outra ideia (mas convergente com a bispa sentença numa mesma campanha) de diminuir os lugares da Assembleia da República porque haveria deputados a mais, já se avançando com o númerode 230 para 180. Sei que há quem o defenda na melhor das boas-fés, mas sem medir o que tal representaria em termos de princípios de representatividade e proporcionalidade dos mandatos.
Mantendo-se tudo o resto igual - embora as forças que promovem e se aproveitariam desta campanha tenham malfeitorias adicionais no bornel - resultaria o seguinte em números aproximados, com base nas eleições de há um ano:
  • PS + PSD (a actual maioria parlamentar) passariam de 178 para 140 deputados;
  • os "pequenos partidos" (CDS-PP+ BE + PCP + PEV) passariam de 52 deputados para 40;
  • nestes, o CDS-PP perderia 7 deputados, o BE perderia 1 deputado, o PCP perderia 4 e o PEV manteria os seus 2 eleitos na coligação CDU, dada a forma adoptada pela coligação
Quer dizer, polarizar-se-ia a AR pois os "dois maiores" perderiam 21,3% dos deputados, e os 4 partidos com menor número de deputados perderiam 23,1% dos deputados.
Em termos de representação e proporcionalidade,
  • cada deputado PS + PSD passariam a representar 26, 7 mil eleitores em vez de 21 mil eleitores;
  • cada deputado dos CDS-PP + BE + eleitos CDU passariam a representar 40,0 mil eleitores em vez de 30,7 mil eleitores;
  • cada deputado eleito na CDU passaria a "valer" 40,6 mil eleitores (número de eleitos em relação aos votos que os elegeram) em vez dos 29,8 mil que "vale" com a actual composição (deve ser por isso que trabalham tanto!) .
É de toda a evidência que a democracia perderia representatividade e proporcionalidade:
  • 70% dos eleitores passariam de uma representatitivade na AR de 77,4% para 77,8% e 30% dos eleitores passariam de 22,6% para 22,2%.
.
tudo isto salvo erros & omissões
(não entrei com os votos emigrantes por não terem grande significado numérico)
porque foram contas feitas em insónia...
que estas coisas me dão!

5 comentários:

Maria disse...

Era isto mesmo que eu queria e não sabia fazer...
Ficamos a saber quantos deputados perdia cada partido, e os números que apresentas não deixam de ser curiosos.

Obrigada!
Beijo.

samuel disse...

Bela insónia... já que isto é sempre tão difícil de explicar.

Abraço.

Antuã disse...

A Assembleia passaria a ser a reunião dum grupo de amigos!

Graciete Rietsch disse...

E assim se perdia cada vez mais a influência da CDU na Assembleia pois que a eleição de um deputado exigia muito mais votos.É só a diferença de 40,6 mil para 29,8 mil eleitores
Vinha mesmo a calhar para este desgoverno.

Um beijo.

GR disse...

Uma análise muito preocupante que já a fiz circular (devidamente identificada).
Até o Santana pede redução de deputados na AR.
Porque não têm coragem de dizer que querem tirar a representatividade ao e só, ao PCP?
Mentalizaram a maioria do povo que estamos “assim”, “falidos” devido aos partidos, aos políticos e sobretudo aos deputados da AR.
Não sei onde está o POVO reivindicativo. Hoje há um conformismo que mete nojo. Combatem por um jogo de futebol, exigem um outro fim na telenovela, gastam um dinheirão a telefonar para um número com valor acrescentado, manifestam-se quando lhes tiram o padre da freguesia. Porém, 100, 200 ou perto de 300 mil vão para a rua exigir os Direitos que Abril lhe deu e os outros?
Bjs,
GR