sábado, novembro 13, 2010

Coisas estranhas...

Ontem, já de madrugada e antes de "fechar o expediente", li um trabalho de João Ramos de Almeida (se a hora tardia não me trai quanto ao nome do autor), sobre a reunião do G20, em Seoul, trabalho que achei interessante e elucidativo. Antes de desligar o computador, coloquei um "post" em que fiz um "link" para esse trabalho.
O "link" está lá... mas não funciona, procuro o artigo... mas não o encontro. E não sonhei, e julgo estar, agora, já bem acordado.
Coisas...
Que dizia o trabalho? De forma sucinta, que a cimeira, que tinha o tema das moedas e suas paridades como central, adiara a questão para um grupo específico, dados os não-resultados e Obama ter ficado de "mãos a abanar" com as suas propostas. A grande questão era o valor cambial da moeda chinesa, que se quer que "não desvalorize" porque, ao faze-lo, facilita as suas transacções, quando o facto é que as outras moedas é que teriam de desvalorizar, e muito, para aguentar a competitividade com a economia chinesa.
Afinal, esta coisa das moedas e dos seus câmbios continua - e cada vez mais!, embora encapotadamente - a influenciar a economia mundial, quando nos quiseram convencer, com a criação do euro, que isso tinha "passado à história". E, sublinhe-se, o modo como se estabeleceu o câmbio para que o escudo se apagar no euro é das situações que mais deveria ser recordada e estudada para encontrar as explicações para muito do que se está por cá a viver. Ñão tinha nenhuma ideia de escrever - assim e agora... - sobre isto, mas o "desaparecimento" do trabalho "linkado", deixou-me "lixado" e saiu - assim e agora...
Aliás, recordo, no trabalho referia-se o comentário de um(a) dos participantes do G20 sobre os "relatórios diplomáticos" que se mandam para a comunicação social para fazer crer que "tudo correu muito bem" em cimeiras em que ou "nada correu" ou "tudo correu mal".
Tudo isto é muito significativo!

2 comentários:

miguel disse...

""link" está lá... mas não funciona"

Caro Sérgio, o link está incorrecto.

O que está a negrito está a mais: http://www.blogger.com/http://aeiou.expresso.pt/g20-tregua-na-guerra-fria-das-moedas=f614974//

Deve ficar apenas: http://aeiou.expresso.pt/g20-tregua-na-guerra-fria-das-moedas=f614974/

Sérgio Ribeiro disse...

Obrigado!
Peço desculpas pelo meu erro e precipitação.