domingo, novembro 28, 2010

O desporto, os dirigentes desportivos e outras coisas

Já me foi dito muito amigavelmente, por quem conseguira levar a que folheasse o avante! para que tivesse acesso a outra informação e não aquela que nos formata, que "é luta a mais, são lutas a mais...".
Foi um comentário de boa fé, assim como quem diz (procuro traduzir...) "é verdade que a outra informação, a que nos matraqueia, é tendenciosa, esconde, ou escamoteia, ou disfarça, ou mascara, as lutas sociais, mas vocês também exageram... é só luta, são só lutas..."
É verdade e não é verdade.
É verdade porque quem apanha com o avante! pela despreparada frente (mesmo que acompanhada por amizade do lado exterior e simpatia do lado interior) pode ter o choque de uma dose excessiva de outra informção. E não se curam dores de cabeça com sobredoses de aspirina... até porque têm efeitos colaterais!
E não é verdade por duas razões. A primeira, é que tudo é luta, que as lutas estão sempre a rebentar por todo o lado, que todas têm de ser apresentada; a segunda é que o avante! não é só o repositório das lutas que se fazem pelo País todo (e pelo Mundo), também tem secções e espaços bem interessantes que não se colocaria sob esse etiqueta de... lutas.
A título de exemplo, e pela sua oportunidade refiro a secção Desporto, em que se inserem artigos de opinião, e onde Melo de Carvalho faz verdadeira pedagogia, recomendando a leitura do último artigo - O sofisma da «morte» dos dirigentes desportivos - que se pode ler aqui.
.
A oportunidade resulta do próximo lançamento de um livro sobre Melo de Carvalho, Contributo para a História da Educação Física e do Desporto, da autoria de Eugénio Ruivo, em Portugal no dia 30 de Novembro, na Universidade Lusófona.

Sem comentários: