sexta-feira, novembro 12, 2010

Esta "coisa" das sondagens...

As sondagens periódicas são uma "arma" da trucagem política das mais ridículas que fariam rir não fossem tão falsas e malévolas as intenções, sobretudo para alimentar os pequenos comentários a que se dá grande divulgação.
Por mim, por uma questão de sanidade mental própria, procuro nem lhes ligar muito.Mas não é possível. São mesmo doses de veneno que se ministram com a maior das inocências nas "caras de pau", no ar científico de umas amostras mais que discutíveis, numas extrapolações falíveis porque com bases mais que frágeis.
Hoje, houve uma actualização.
Reparece-se só nisto:
  • o CDS-PP "conseguiu no último mês recuperar o terceiro lugar". De quem? Do BE, mas "o Bloco de Esquerda e a CDU também cresceram" logo se acrescentando que "o Bloco bastante mais que a CDU" (ah!, sim?!, como é que isso foi possível se anteriores sondagens mostrava a CDU mais afastada, e o BE em 3ª força política?!, mas isto é que tinha de ser dito!);
  • depois, sobre "políticos": "no barómetro de Novembro, Cavaco Silva foi o político (ah! ele sempre é político?), que registou a maior subida, mantendo claramente o melhor saldo de popularidade", acrescentando-se que "na lista de subidas, seguem-se o líder comunista Jerónimo de Sousa, o líder bloquista Francisco Louçã e o líder do PP, Paulo Portas" mas esquecendo-se de dizer se Jerónimo de Sousa subiu bastante mais que Francisco Louçã!

Fazem-se um telefonemas (nem ponho em dúvida que se façam...), põem-se uns números em folhas de cálculo (nem ponho em dúvida que as contas estejam certas...) , e "aí vai obra" para que os criadores de ambiente e fazedores de opinião cumpram a sua tarefa!

8 comentários:

Graciete Rietsch disse...

E assim se vai moldando e mistificando a população.

Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Quem é que paga estas caríssimas sondagens?...

Um abraço.

Justine disse...

É o jogo do "rapa, tira, põe e deixa"...para enganar distraídos!

Anónimo disse...

Com papas e bolos (ainda) se enganam os tolos.

Campaniça

Antuã disse...

As sondagens são a astrologia moderna.

Pata Negra disse...

Deixo-te com uma frase da minha autoria: "as sondagens valem o que valem"
Um abraço... o que valem... e não valem!!!..

eduricardo disse...

Depois das pseudo-científicas sondagens de opinião e de intenção de voto, temos a novidade das pseudo-científicas contagens de cabeças nas manifestações. Para isso nada melhor que encomendar o trabalhinho a um gringo diplomado. Depois abrem-se os noticiários dizendo que cem mil eram dez mil.E viva o positivismo… para gente de fé.
Se era para adormecer (a luta) seria melhor o tal professor-doutor mandar os seus alunos contarem carneirinhos…

samuel disse...

Nunca fui sondado... :-)

Abraço.