domingo, novembro 28, 2010

Grécia, 5,2%, segue-se a Irlanda com nº de partida de 6,7%...

Lá para o meio-dia de cá, os ministros das Finanças da UE vão reunir para chegar a conclusões sobre o "plano de ajuda" à Irlanda, a que chamam "de resgate".
O facto de ser domingo tem a ver com amanhã ser segunda-feira e "os mercados" (essa esotérica entidade suprema) estarem à espera, para a sua abertura, dessas conclusões para reagirem à taxa de juro que for acordada para o montante a emprestar, que se aproxima do limite dos 100 mil milhões, que andará pelos 80 e tal milhões.
Para a Grécia, o primeiro da série dos PIGS (Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha por uma ordem - Portugal, Irlanda, Grécia, eSpanha - com as porcas conotações que se podem ler, in english), o juro acordado foi de 5,2% (para 110 mil mil milhões), agora a Irlanda começou por não aceitar - e percebe-se porquê - os 6,7% que foram propostos. Com os senhores Junker (do Eurogrupo) e Trichet (do BCE) como "croupiers", com o FMI nas proximidades.


Lá para o meio-dia de cá vão estar eles a discutir as décimas (anteontem, por aqui, discutiram-se as centésimas das derramas e dos IMI...) e, talvez, a quererem dizer, aos dois PIGS que virão a seguir, que quanto mais tarde pior!

Entretanto, eu vou aproveitar para ver se falo sobre isto, e outras coisitas..., com a D. Ângela Merkl, que é sempre um prazer encontrar por aqueles corredores, a mexer os cordeilinhos todos.

1 comentário:

Fernando Samuel disse...

Se encontrares a senhora dá-lhe meia dúzia de cumprimentos meus... no focinho.

Um abraço.